Saiba o que fazer se seu concurso foi suspenso ou adiado

Coronavírus: Saiba o Que Fazer se Seu Concurso Foi Suspenso ou Adiado

Por conta do Coronavírus, poucos concursos continuam em vigor e muitos tiveram de ser suspensos ou adiados. Você pode estar se perguntando o que fazer agora. Confira nesse artigo algumas sugestões sobre o que você pode fazer para lidar com esse momento desafiador.

A pandemia do Covid-19 tem afetado muitos setores, desde a saúde até a economia, e com isso, houve um grande aumento na taxa de desemprego subindo para 12,2%, deixando 12,9 milhões de desempregados no país, até o momento.

Além da questão do desemprego, muitos dos concursos que estavam planejados para ocorrem nos meses de Março, Abril e Maio tiveram de ser suspensos ou adiados, devido as regras de isolamento e medidas de segurança, deixando muitas pessoas, que já se preparavam para realizar a prova, na mão.

Como o COVID-19 tem impactado os concursos

Tendo em vista que o vírus é transmitido pelo ar, os espaços onde são realizados as provas, prédios fechados, causam aglomerações devido a grande quantidade de participantes que realizarão a prova em uma sala de aula fechada, e ainda tocando em documentos, materiais e ambientes de uso coletivo.

Desde então, muitos estão preocupados sobre quando irão realizar o concurso que foi adiado, quais são os direitos de quem teve a prova cancelada, se ainda terão a oportunidade de realizar outros e até mesmo saber o que fazer (com relação a oportunidades de trabalho), caso não haja a possibilidade de realizar um certame por tempo ainda indeterminado.

Concursos adiados

Primeiro, vejamos que muitos concursos não foram cancelados, e sim, adiados ou suspensos por tempo indeterminado. Porém, ainda temos concursos que estão em vigor e que podem servir como mais uma opção, trataremos disso mais abaixo.

Já foram realizados alguns estudos que afirmam que a partir de Novembro as coisas vão começar a melhorar. Vidas serão normalizadas e tudo começará a entrar no ritmo; ainda não sabemos até quando teremos de ficar reclusos por conta dessa pandemia, por isso teremos que aguardar.

Quais são os direitos de quem teve a prova cancelada

Analisando nosso cenário, é importante entender que enfrentamos uma situação atípica. Afinal, não é sempre que uma pandemia assola o mundo inteiro.

Entendamos que os concursos não foram suspensos ou adiados por opção da banca organizadora, ou por questões políticas de interesse particular. Essa é uma ação que prioriza cuidar das vidas de todos, preservando-as.

Por isso, fique atento sobre como está a situação em sua cidade ou estado. Tanto as empresas quanto as prefeituras estarão dando mais informações caso haja uma mudança no cronograma.

Contudo, ainda que existam essas suspensões ou adiamentos, não perca tempo, continue estudando, procurando novas informações, fazendo cursos, lendo livros que irão te ajudar com seu desenvolvimento pessoal e profissional, não perca oportunidades de adquirir conhecimento.

Realizar outros concursos

Sabemos que alguns concursos ainda se mantém com a data confirmada de realização da prova. Então, se seu concurso foi adiado ou suspenso, procure outros que ainda estão em vigor. Será uma oportunidade de adquirir experiências e ainda ser aprovado!

É importante lembrar que por conta da prova não poder ser realizada presencialmente, alguns certames estão disponibilizando outras formas de selecionar os candidatos, como por titularidade, idade e experiência de trabalho.

Por conta dessa época singular que vivemos, muitos concursos foram cancelados, somando hoje quase 90. E isso, para seguir as orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde) que defende a redução da circulação e aglomeração das pessoas para que esse vírus não espalhe ainda mais.

Por isso, tenha paciência, logo as coisas irão se resolver e poderemos, enfim, voltar com nossas atividades diárias, trabalhos, encontros…

O que fazer se eu não puder contar com concurso público?

Analisando nosso cenário atual, acredito que muitos pensaram no quanto queriam nesse momento ter estabilidade econômica. Ter um emprego no qual fosse garantido, que não importasse o tamanho da crise, seu emprego seria mantido e você poderia ficar tranquilo que seu salário continuaria caindo na sua conta.

Ser concursado, traz essa segurança e por isso que esse é um mercado muito concorrido, pois a coisa pode não estar indo bem, mas se você é concursado, terá uma segurança muito maior.

Porém há casos não existe possibilidade de contar com isso nesse momento. O que fazer então?

Renda extra

Ainda que concurso traga estabilidade, não se deve ficar tranquilo e estagnar, ou perder oportunidades, seja de estudar ou de trabalhar nas horas vagas para ter uma renda extra.

Utilizar seu tempo vago para trabalhar em algo que trará renda extra, será uma grande experiência. Você adquirirá valor e experiência com algo novo, e terá um dinheiro a mais, seja para investir ou pagar contas.

Pesquise o mercado

Antes que você comece a fazer sua renda extra, é interessante analisar como o mercado se comporta nesse momento, o que mudou, quais são as melhores oportunidades e quais não são. O que seria um “bom negócio” para fazer agora e o que não seria. É importante se atentar a isso.

Estude

Estudar nunca é demais. Nunca perca uma oportunidade de aprender algo novo, faça cursos! Existem centenas de cursos gratuitos que são muito bons, também cursos pagos, mas com preço acessível. Leia livros, veja videoaulas, aprenda um idioma (isso irá aumentar suas chances de entrar no mercado) não perca tempo, desculpas não são bem vindas.

Inove

Se você quer se destacar, essa é a melhor maneira. Inovadores estão sempre um passo a frente. Porque eles se destacam, se esforçam por criar coisas novas que serão importantes e de utilidade para todos.

Ser criativo, apresentar novas soluções, ideias, métodos, meios, são todas maneiras de ajudar e isso fará você ter um espaço maior e estar à frente das coisas. Coloque suas ideias em prática.

Foque na solução

Enfrentar desafios nunca é fácil. Às vezes ficamos perdidos, não sabendo o que fazer, como agir, e talvez até entremos em desespero.

Focar em uma solução para o problema é a saída. Não devemos nos prender àquilo que nos leva para baixo, e sim em como podemos nos elevar, o que podemos aprender com os desafios. Precisamos ser mais fortes, trabalhar e acreditar que dias melhores virão. Isso não significa que será fácil, porém, mais leve.

O PORTAL A SERVIÇO
DO BRASILEIRO

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.