→ Google Acadêmico, Como Usar? Conheça e Extraia o Máximo dessa Poderosa Ferramenta

Início » Blog (Posts) » → Google Acadêmico, Como Usar? Conheça e Extraia o Máximo dessa Poderosa Ferramenta

Google Acadêmico? Vamos com calma, primeiramente vamos falar um pouco mais sobre o Google propriamente dito, e depois entender o Google Acadêmico será muito mais fácil.

Google Buscador

Você com toda certeza conhece o Google (buscador), pois ele é o mais famoso e usado em toda a Internet. Com ele,  você têm acesso a uma infinidade de informações de uma forma muito rápida e prática.

Pesquisar algo no Google é tão comum que uma expressão foi criada, o verbo “googlar”. Porém, o que muita gente muitas vezes não tem noção é que as buscas não necessariamente precisam ser feitas apenas no buscador tradicional.

→ Google Acadêmico, o que é?

O lançamento do Google Acadêmico nos Estados Unidos aconteceu em 2004. No entanto, a ferramenta só ganhou a sua versão em língua portuguesa dois anos depois, em 2006.

Google Acadêmico

Em poucas palavras, o Google Acadêmico é uma ferramenta desenvolvida sob medida para estudantes universitários e para quem está em constante busca por artigos científicos.

É possível dizer também que o Google Acadêmico é uma poderosa ferramenta para você estudante que está criando o seu trabalho de conclusão de curso (comumente conhecido como”TCC”), pois ele é um agregador de informações perfeito para essa tarefa.

Ele facilmente reúne em um só local publicações científicas de diversas áreas. No entanto, esse mecanismo é pouco difundido.

Então, sabendo disto, preparamos um tutorial completo para lhe auxiliar com esta nova ferramenta e assim permitir-lhe acessar textos acadêmicos e a publicar suas monografias. Conheça aqui, aprenda e entenda como funciona esse banco de dados fantástico e consiga a utilizá-lo a favor da sua pesquisa.

Quem conhece o Google Acadêmico?

Fato é que a grande maioria das pessoas que navegam na internet sequer conhecem a existência dessa ferramenta e por isso acabam se limitando a página inicial de pesquisas do Google (Padão), excluindo assim o grande potencial que o Google Acadêmico tem a oferecer.

Google Acadêmico, qual a sua utilidade?

Aqui, certamente você deve estar com essa pergunta na cabeça. Oras, se muitas informações são encontradas no buscador padrão do Google, por que eu deveria acessar o esse tal de Google Acadêmico?

Podemos responder isso para você, afinal, essa ferramenta deve ser utilizada com um propósito específico; idealmente essa ferramenta foi desenvolvida para localizar fontes e produções científicas, incluindo artigos, teses, capítulos de livros, livros e textos de sociedades profissionais e de outras instituições de ensino e pesquisa.

Então, Qual é o público do Google Acadêmico?

Agora ficou mais fácil responder isso, não é mesmo? Certamente que sim, pois, o Google Acadêmico foi desenvolvido e focado no mundo dos estudos, ele geralmente é acessado por universitários, que necessitam consultar textos embasados e confiáveis. Adicionalmente os internautas podem salvar o que lhe for mais interessante, para estudar em outrora.

Como utilizar o Google Acadêmico?

Essa resposta é simples, para fazer uso dos materiais que o Google Acadêmico disponibiliza é necessário apenas acessar sua página inicial (clique no link).

Após isto, ao abrir a tela de pesquisa digite o assunto sobre o qual deseja obter informações e clique no ícone de pesquisa (muito semelhante ao Google Buscador padrão, não é mesmo?). Os resultados obtidos trarão referências de livros, periódicos (revistas) e artigos.

Então, ao clicar em um título, você pode acessar uma citação ou descrição, parte de um documento ou um documento completo. Simples demais né?

Tenho que lhe dizer que o Google Acadêmico não te levará necessariamente ao documento completo de todos os resultados apontados pela pesquisa.

É importante frisar aqui que nem todas as fontes estão disponíveis gratuitamente. Por exemplo, o acesso pode ser bloqueado para um texto publicado em um livro que não possui liberação de direitos autorais.

Contudo, há uma forma de contornar essa situação. Para acessar somente as fontes gratuitas, filtre os resultados e escolha, por exemplo, um periódico que você assina. Além de publicações online, você também encontra referências a documentos físicos, como teses de mestrado e doutorado e livros impressos.

Extensão no navegador

O Google certamente tem interesse em tornar o acesso à informação mais rápido e fácil. Pensando nisso, ele criou uma extensão do Google Acadêmico, que pode ser ativada tanto no navegador Chrome como também no Firefox.

Com esse recurso, vocês podem pesquisar artigos científicos na internet com mais agilidade e também salvar na biblioteca universitária, clicando no botão “Acadêmico” (que passa a aparecer no navegador).

Personalize o Google Acadêmico e aprenda a usar todas as suas funções

Para garantir melhores fontes de pesquisa, configure sua conta e personalize os resultados do Google Acadêmico.

Meu perfil

Fazendo o uso de sua conta do Google (Gmail), você poderá saber a quantidade de citações e trabalhos de sua autoria que foram publicados ou referenciados na Internet. É possível ainda definir também suas áreas de interesse e inserir o link para seu perfil na Plataforma Lattes e para seu currículo online.

Minha biblioteca

Essa secção lhe permite com facilidade salvar os resultados da pesquisa para consultá-los mais tarde ou para organizar suas fontes em um único local, o que certamente facilita na hora de escrever a bibliografia do seu trabalho.

Também é possível criar marcadores e selecionar os documentos por data ou periódico.

Alertas

A ferramenta lhe dá a opção de configurar “alertas” sobre temas e artigos específicos de seu interesse. Assim, todos os conteúdos relacionados a esses tópicos serão enviados para o seu e-mail logo que forem divulgados na Internet (Isso é um ganho de tempo tremendo, pois você será notificado logo que algo novo estiver disponível, portanto, recomendo fortemente que você faça o uso desse recurso disponibilizado pelo Google Acadêmico).

Essa fantástica função irá te ajudar a se manter atualizado e a acompanhar eventos e inovações na sua área de estudos. Também é possível consultar os resultados dos alertas anteriores.

Métricas

As Métricas são usadas no acompanhamento dos textos de sua autoria publicados na Internet. Com este recurso você terá um resumo dos seus artigos que são mais citados.

Se por qualquer motivo você não encontrar estatísticas sobre os trabalhos, faça sua inclusão acessando o item “Saiba mais”. Use o mesmo atalho para tirar dúvidas sobre os “Documentos Clássicos” e “Principais Publicações”.

Como encontrar artigos científicos no Google Acadêmico

Quando você estiver em busca de artigos científicos, a ferramenta irá lhe apresentar uma lista de textos mais relevantes e mais citados, que costumam ser as fontes mais confiáveis.

A pesquisa também retorna referências de artigos, livros e citações, isso mesmo que o conteúdo esteja protegido contra acesso ou leitura. Aparecem também o título, autor (ou autores), data, editor e banco de dados onde o texto está localizado.

Indo até ao menu (canto superior esquerdo), há a possibilidade de filtrar os resultados clicando em “Pesquisa avançada”. Confira as dicas:

Filtros da Pesquisa Avançada

Utilize com frequência a função “Pesquisa avançada”. Isso permite refinar sua busca, selecionando autores, publicações, periódicos, datas e assuntos.

Autor

Além de digitar o tema e a palavra ou frase exata que deseja encontrar, insira também o nome completo do autor ou as iniciais entre aspas.

Data de publicação

A ausência de data fará o mecanismo mostrar os textos mais atuais. Para encontrar uma fonte de pesquisa de uma data ou período especifico, utilize o filtro para limitar os resultados aos dados que te interessam.

Idioma

Na pagina inicial do mecanismo de busca, você pode selecionar se deseja resultados somente em português ou em qualquer idioma.

Aqui vai uma dica interessante, se você está procurando por artigos em uma língua especifica (como por exemplo Português), vá até “Configurações”, clique em “Idiomas” e escolha entre as opções disponíveis (alemão, chinês, coreano, espanhol, francês, holandês, inglês, italiano, japonês, polonês, português e turco).

Quais são os repositórios do Google Acadêmico (em português)?

O Google Acadêmico, também conhecido como Google Scholar, agrega conteúdos oriundos de diferentes fontes. Entre eles, vale destacar:

  • Biblioteca Digital FGV
  • Lume UFRGS
  • SciELO Brasil
  • BDJur
  • BDM UnB
  • Portal Seer UFBA
  • Buscalegis UFSC

A ferramenta coleta resultados tanto em repositórios de universidades como também em bibliotecas de órgãos governamentais. Quando a pesquisa é realizada em outros idiomas, a plataforma coleta conteúdos de periódicos científicos internacionais.

Artigos relacionados

Você pode verificar artigos sobre temas semelhantes ao de sua pesquisa. Para isso, clique no link “Artigos relacionados”.

Citações e referencias

Clique em “Citado por” para ver quantas vezes um trabalho foi citado e quais autores se referiram a ele.

Arquivos de bibliotecas e periódicos

Aqui temos duas formas de encontrar artigos em uma biblioteca ou revista especifica.

A mais simples delas é utilizar a função “Pesquisa Avançada” e digitar o nome do periódico ou biblioteca no campo “Exibir artigos publicados em”.

Já a outra forma, é ir até o menu, clicar em “Configurações” e depois em “Links de bibliotecas”. É permitido inserir até 5 instituições nesse campo.

Gostou do tutorial explicativo sobre a ferramenta Google Acadêmico? Espero que sim, qualquer dúvida deixa aqui nos comentários que responderemos logo que possível.

Grande Abraço!

Curta nosso Facebook e fique por dentro das ultimas novidades aqui do Portal.

Fontes: Google Acadêmico, Canal do Ensino, Regras TCC, Via Carreira.

→ Google Acadêmico, Como Usar? Conheça e Extraia o Máximo dessa Poderosa Ferramenta
5 (100%) 366 votes
2018-10-25T22:26:58+00:00

Leave A Comment