Guia do Home Office: O que é, como fazer, e como conseguir um trabalho

10 minutos para ler

Com o aumento da adoção temporária ao home office, muitos profissionais estão aderindo a essa prática sem muito preparo. Saiba o que é e como ser bem sucedido com esse modelo que veio para ficar.

Muitas empresas estão totalmente, ou parcialmente, de home office neste período de quarentena. Porém, devido a prática ser pouco popular no Brasil, vários profissionais estão sem saber como tirar o melhor proveito deste modelo que, mesmo após a quarentena, irá ganhar uma boa parte de adeptos.

Mas afinal, se você quer saber o que é, e como funciona? Aprenda neste artigo quais são as vantagens e desavantagens do home office e tirar melhor proveito dele para a sua carreira.

O que é home office

Home office, se for para traduzir literalmente, significa ‘escritório em casa’. Traz mais sentido, certo?

Porém, para ficar mais claro, hoje essa modalidade de trabalho é a forma em que você trabalha fora da empresa, cumprindo todos os seus deveres dentro do conforto da sua casa ou em qualquer lugar que você preferir, como parques, bibliotecas, praças, entre muitos outros lugares, contanto apenas que tenha internet disponível (e não estejamos na quarentena, né?).

Esse trabalho realizado à distância, traz muitos benefícios, como conforto, flexibilidade, mais tempo próximo da família, dentre outros. Para a empresa, também é bastante atraente, uma vez que reduz os custos da operação e pode aumentar a eficiência dos funcionários.

Com o aumento da acessibilidade a dispositivos móveis como notebooks, tablets e smartphones e internet de maior velocidade, o trabalho home office pode ser realizado de qualquer lugar, seja você funcionário de uma empresa, um freelancer, um empresário que criou sua empresa sem sair de casa (Home Based), coach, que faça vendas online ou tenha seja um influenciador digital.

Contudo, é importante saber que nem todas as pessoas têm o perfil necessário para fazer do home office um trabalho produtivo e que atenda às expectativas de qualidade. É preciso preparo para conseguir desenvolver os hábitos e praticas necessários.

E somando a isso, outro detalhe importante é verificar quais funções são compatíveis com o modelo de trabalho remoto, pois não são todas as profissões que dependem apenas de um computador e internet.

Com isso, observe quais áreas do mercado são mais propensas a adotar esse método para que você se prepare adequadamente para seguir esse sistema de trabalho.

Como Funciona

Fugir do estilo tradicional é um forte do home office. Pode ser o seu próprio negócio, ou trabalhando para alguma empresa.

No método Home Office, existem algumas características que variam de empresa para empresa, temos dois exemplos.

  • Modo 100% remoto: onde não é necessário comparecer no escritório da empresa nem mesmo que eventualmente.
  • Modo Híbrido: Quando a empresa oferece opções de trabalho remoto e também no escritório.

O home office pode contribuir para economia da empresa, como dito anteriormente, sendo contando apenas com a ajuda de custo ao funcionário – gerando redução de uma estrutura fisica apenas para a empresa, ou no caso dos empreendedores home based, usando o mesmo local aonde reside, sem necessitar de aluguel de um local apenas para a empresa, transporte até um escritório, etc.

Como Trabalhar Home Office

É interessante a possibilidade de pessoas e empresas se conectarem à distância. O que era incomum ou até mesmo improvável, se tornou uma necessidade devido à situação atípica com o Covid-19.

E caso você tenha se deparado com essa mudança no seu estilo de trabalho, ou então pretende trabalhar dessa forma. Veja aqui, do que você precisa para trabalhar home office.

  • Você precisa de um computador e uma boa conexão à internet (quanto mais rápida, melhor, principalmente se tem reuniões frequentes).
  • Para trabalhar, escolha um ambiente que seja tranquilo, silencioso e iluminado, onde não ocorrerá interrupções ou distrações.
  • Realize um planejamento de como será o seu dia para que ele seja produtivo. Crie uma rotina de horários onde fique mais fácil de manter a organização e cumprir com as tarefas do dia.
  • Faça intervalos. Todos precisam relaxar um pouco. É necessário ter intervalos para descansar um pouco a mente e distrair, mesmo que por poucos minutos. Isso já irá ajudar.
  • Evite mesclar atividades diárias do lar no momento do trabalho, e vice versa. Muitas pessoas acabam se entregando tanto ao trabalho que atrapalha a relação e deveres no lar, e até mesmo o descanso.

Como Conseguir um Trabalho Home Office

Já foi dito acima sobre as formas de trabalhar home office. Além das empresas que estão contratando remoto, também há a opção de abrir sua empresa em casa e trabalhar como freelancer.

Se você quer encontrar um trabalhos diversos em homeoffice, separamos para você cinco sites de trabalhos freelancers e remoto.

LEIA TAMBÉM: Como Encontrar Vagas de Emprego no LinkedIn

Upwork

Com a ideia de possuir um conjunto maior de talentos comprovados. A Upwork pensou no quanto os trabalhadores desfrutariam de liberdade e flexibilidade para encontrar empregos online. Iniciando uma empresa que sabe fazer bom uso da tecnologia.

Workana

Com o objetivo de gerar facilidades para as empresas e empreendedores, a Workana procura aderir a novas ideias que tornam-se projetos e geram trabalho para freelancers no mundo inteiro, ao mesmo tempo em que ajuda Startups e PMEs a crescer devido aos recursos fornecidos pelo site.

Freelancer

A Freelancer é de nível global, está presente em mais de 247 países. Por meio desse mercado, os empregadores podem contratar freelancers para trabalhar nas áreas de desenvolvimento de software, redação, tradução, entrada de dados e design, engenharia, ciências, vendas e marketing, serviços contábeis e jurídicos.

Toptal

A Toptal (Top Talents) gira em torno dos princípios de inovação e de forte execução. É uma empresa global que também adota a ideia de ‘trabalhe onde e como quiser’, tendo flexibilidade e escolha para iniciar quando você achar melhor.


Simply Hired

A Simply Hired agrega listas de empregos de milhares de sites e painéis de empregos. Os serviços para quem procura emprego, incluem busca de emprego, upload de currículo, perfis personalizados, alertas por e-mail, entre outros serviços que irão te ajudar a conseguir iniciar os trabalhos que você quiser realizar.

Vantagens

Podemos dizer que o mundo passou por muitas alterações com o avanço da internet. Anos atrás, poucos imaginavam que a internet seria o meio pelo qual muitos poderiam trabalhar de casa sem ter que enfrentar aquela famosa correria do dia a dia.

Acordar cedo, se arrumar, correr para pegar o ônibus/metrô (geralmente superlotado), ou ir dirigindo e enfrentar o cansativo e congestionado trânsito, para então chegar no trabalho. E então, quando terminado o expediente, passar por tudo novamente.

O no dia seguinte, a mesma coisa… Muitos perdiam e perdem horas diárias apenas no trajeto para o trabalho.

Agora, pensar na ausência de tudo isso, pode ser até mesmo libertador. Esse tempo, passa então a ser ocupado com a prática de exercícios, lazer com a família, hobbies, e até para uma alimentação mais saudável.

Vejamos então, quais são as vantagens de quem trabalha remoto:

  • Menos estresse com o trânsito;
  • Mais tempo com a família;
  • Mais tempo de lazer;
  • Mais Flexibilidade;
  • Autonomia na realização das tarefas diárias;
  • Mais atenção com a alimentação e criação de hábitos saudáveis;
  • Maior liberdade profissional;
  • Menos gastos com transporte;
  • Aumento da qualidade de vida;
  • Rotina com maior privacidade;
  • Independência para o planejamento de rotinas.

Com as vantagens descritas acima, agora faz até mais sentido sobre o porquê o modelo home office é tão desejado por muitos profissionais, e esse interesse cresce a cada dia, afinal, é bem interessante, não é?

Desvantagens

É claro que nem tudo é mar de rosas. O home office pode se tornar um desafio, pois manter a eficiência no trabalho, produtividade e equilíbrio, pode ser, para muitos algo difícil a longo prazo.

Se a pessoa não estiver preparada para atender a esse estilo de vida, pode prejudicar o desenvolvimento de sua carreira, pois terá de lidar com os seguintes desafios:

  • Tendência a maior isolamento social (mesmo pós quarentena, apesar de menor do que o atual, visto que poderá sair mais e trabalhar em locais mais populosos, como bibliotecas);
  • Trabalho em excesso;
  • Falta de contato com profissionais, pessoalmente, no compartilhamento de experiências e fazendo network;
  • Distrações que acabam diminuindo a produtividade;
  • Desorganização das atividades;
  • Sobrecarga de tarefas (por achar que conseguirá revolver tudo em um dia).

Como tornar seu trabalho Home Office produtivo

Tendo em vista o que já foi lido acima, dá pra perceber que o modelo home office pode se tornar um complicador se não houver um planejamento bem feito, conhecer bem como ele funciona e garantir um ritmo que seja produtivo e não perca a qualidade.

Ou seja, para apresentar melhores resultados e lidar com a mudança, é necessário ter uma organização, planejamento, dedicação e disciplina, todos fatores são indispensáveis para alcançar bons resultados.

Take it easy

Vai com calma, tenha calma, relaxa, pega leve.

Você pode pensar muitas vezes como se tivesse que trabalhar mais, pelo fato de estar em casa. Porém, tome cuidado com isso pois você pode se prejudicar.

Por isso, tenha um planejamento, e siga-o. Se você fizer isso, terá uma rotina de trabalho, o que te ajudará ser organizado e mais produtivo.

Tenha uma agenda

Uma agenda é como um guia que torna o seu planejamento real e o seu trabalho bem organizado e produtivo, se for seguida.

Com uma agenda, as chances de se esquecer de um afazer se torna muito menor e você possuirá maior controle do seu trabalho.

Por isso, faça planejamentos diários e semanais, organize as tarefas em ordem de prioridade, esteja sempre em sintonia com sua agenda, anote tudo o que for importante. Isso fará uma grande diferença.

Fique longe das distrações

Pense nisso: poder escolher o local onde você vai trabalhar é muito bom, né? E acima de tudo, é tentador!

Agora, veja bem: dentro de sua casa onde tem a TV disponível com a série ou filme que você mais gosta, o seu videogame com aquela fase que você está doido para passar ou a sua cama quentinha te convidando para você se deitar nela, tudo isso é muito convidativo.

Essas e muitas outras tentações virão quando você estiver trabalhando de home office, e se você se sujeita a elas, sua produtividade poderá diminuir muito e não entregar o tempo dedicado e resultados que seu trabalho exige.

Portanto, mantenha-se longe das distrações e não perca o foco.

E se você mora com outras pessoas, peça a colaboração delas para que você mantenha o rendimento no seu trabalho, sem ficarem solicitando sua quebra de rotina.

Mantenha o equilíbrio

Trabalhar mais não significa trabalhar melhor ou ser mais produtivo, e por isso ter equilíbrio é tão importante. Portanto, não tente fazer tudo de uma vez. Também, não procrastine, acumulando tarefas.

Compreenda que trabalhar demais pode causar estresse a ponto de afetar a sua qualidade de vida. Por isso, conheça seus limites e cuide-se para não prejudicar sua saúde.

LEIA TAMBÉM: Como Encontrar Vagas de Emprego no LinkedIn
Posts relacionados

Um comentário em “Guia do Home Office: O que é, como fazer, e como conseguir um trabalho

Deixe um comentário